Our social:

sábado, 25 de agosto de 2012

Bianchi vence debaixo de temporal em Silverstone

Foto: Renault Sport Media
O piloto francês Jules Bianchi teve que encarar uma forte chuva hoje de manhã, na clássica pista de Silverstone, na Inglaterra, para conseguir sua segunda vitória no ano na Fórmula Renault 3.5. O piloto da Tech 1, chegou a frente de Robins Frinjs, da Fortec, seguido do estreante Nigel Melker, da Lótus.

Frinjs se mantém na liderança do campeonato, mas agora terá que manter os olhos bem aberto, pois Bianchi assumiu a segunda colocação do certame, apenas 19 pontos atrás do líder.

Foto: Renautl Sport Media - Momento da Largada
Vamos falar um pouco da corrida. A classificação já foi feita com pista molhada. Bianchi liderou o treino pela maior parte do tempo, mas foi Kevin Magnussen, da Carlin que ficou com a pole, a terceira no ano. Jules finalizou em quarto, atrás de Frinjs e do piloto da Arden Carteham, Alexander Rossi.

A corrida começou sobre um céu ameaçador, Magnussen largou bem e se manteve na frente, seguido de Jules Bianchi que fez uma espetacular largada pulando para segundo, com Frinjs e Rossi, em terceiro e quarto respectivamente. Mas já na segunda volta a chuva chegou muito forte principalmente entre o velho e o novo pits.

O primeiro a sofrer com a pista molhada foi justamente o líder, o dinamarquês filho de Jan Magnussen, ex-piloto da Stewart na Fórmula 1, saiu da pista e abandonou. Mas ele não foi o único também tiveram problemas, Rossi, Sam Bird (ISR), Nico Müller (Internacional Draco Racing), Marco Sorensen (Lótus), Martsenko Nicolay (Target BVM), o brasileiro Yann Cunha (Pons Racing), Anton Nebylitskiy (Team RFR) e Kevin Korjus (Tech 1), claro que o Safety Car, teve que intervir, os pilotos aproveitaram para colocar pneus de chuva. Logo depois o diretor da prova acionou a bandeira vermelha, quando a liderança estava com Will Stevens (Carlin).

Quando finalmente houve a relargada Stevens manteve a liderança, mas Bianchi começou a pressionar, mas Stevens não aguentou muito tempo e escapou da pista e também abandonou. Com o piso encharcado, vários pilotos escaparam o que fez o francês abrir uma boa vantagem e vencer, seguido por Frinjs e Melker, com Nick Yellony e Antonio Felix da Costa, em quarto e quinto lugares. 

Foto: Renault Sport Media 

Depois da prova o vencedor disse: "Eu fiz uma boa largada pulando de quarto para segundo, então as coisas tornaram-se complicadas. Quando Kevin (Magnussen), saiu da pista imediatamente pedi para minha equipe deixar eu entrar para o pits e colocar pneus de chuva, e foi a decisão correta. O resto da corrida foi muito difícil com a visibilidade bem afetada por causa da chuva. É uma vitória importante em termos de campeonato", disse o vencedor. 

A corrida foi mais especial ainda para Nigel Melker: "Minha primeira corrida na Fórmula Renault 3.5 e eu tenho meu primeiro pódio. Eu só posso estar feliz com isso, mas foi uma corrida bem complicada. Eu me esforcei na classificação e eu tive um pouco de sorte na corrida, eu devo admitir. Mas não havia espaço nenhum para erros. Eu estarei na corrida Hungria e talvez em alguma outra depois. Eu preciso conversar sobre isso com a Lótus", disse muito satisfeito com seu rendimento. 

Os brasileiros sofreram bastante com a chuva, Lucas Foresti, piloto da DAMS, foi o único que finalizou a prova em sétimo, depois de ter estado em quarto lugar. André Negrão, da Draco Internacional, 14º abandonou na oitava volta e Yann Cunha, que se retirou na volta 2, foi o 22º lugar. Apenas 11 pilotos finalizaram a corrida. 

A classificação no momento está assim:

PILOTOS:
1º Robin Frinjs (HOL) - 129 pts
2º Jules Bianchi (FRA) - 110 pts
3º Sam Bird (GBR) - 101 pts
4º Nick Yelloly (GBR) - 88 pts
5º Marco Sorensen (DIN) - 79 pts
12º André Negrão (BRA) - 32 pts
22º Lucas Foresti (BRA) - 7 pts
Yann Cunha ainda não marcou pontos no campeonato.

CONSTRUTORES:
1º Tech 1 - 159 pts
2º Fortec - 158 pts 
3º ISR - 109 pts
4º Lótus - 102 pts
5º Comtec - 92 pts

A segunda bateria acontece amanhã e você saberá tudo que aconteceu aqui.


0 comentários:

Postar um comentário