Circuitos
A História de Spa-Francorchamps - Parte 1
Por meses e meses, tinha apenas uma certeza, não ia criar um blog, não tinha paciência, até tinha vontade, mas não sabia se ia conseguir mante-lo no ar.
Até que há um mês e pouco um amigo jornalista, Luís Marcelo, deu-me a ideia de criar um blog sobre a história do automobilismo. Por isso, esse blog também é seu caro amigo.
Mas vamos lá, nesse final de semana, a Fórmula 1 voltou de suas férias de agosto, com a tradicional Grande Prêmio da Bélgica, por isso vou tentar contar um pouco da história desse templo do automobilismo mundial.
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De 1920 - 1950:
Vamos começar voltando no tempo, chegaremos ao início de 1920, na pacata cidade de Francorchamps, na Bélgica, lá estavam hospedados no Hotel des Bruyeres, duas pessoas conhecidas, naquela época, pelos amantes da velocidade, eram Jules de Thier, gerente do jornal La Mouse , e Henri Langlois Van Ophen, presidente da Comissão Esportiva RACB (Royal Automobile Club Belgium), e tiveram a brilhante ideia de aproveitar o desenho do triangulo formado pelas estradas que ligam as cidades de Malmedy, Stalevot e Francorchamps, na província de Liege e criar uma pista de corrida, ai nascia um templo.
Mas antes que me pergunta, porque do nome Spa, lá vai, Spa é uma cidade do distrito de Verviers e é conhecida desde a Roma Antiga pelos seus termas, era chamada de Aquae Spadanae, no século XVI ganharam fama pelas suas propriedades medicinais, chegou a ser quarte general do exército alemão, durante a I Guerra Mundial, ela fica próxima de Francorchamps, sendo também maior das três cidades além desta última, Malmedy e Stavelot.
Voltando, em agosto de 1921, o circuito foi oficialmente inaugurado, mas apenas um carro fora registrado, sendo assim as motos o inauguraram primeiro. Em 1924, foi organizado a primeira 24 horas de Spa-Francorchamps, um ano apos de ter sido realizada a primeira 24 horas de Le Mans, na França. No ano seguinte, foi realizado o primeiro corrida o "European Grand Prix", com participação de apenas sete carros e foi vencido pelo famoso piloto da época, Antonio Ascari (não confundam com Alberto Ascari, que viria a ser bi campeão em 1953 e 54), com uma Alfa Romeo, para se ter uma idéia, o italiano chegou a comer e beber durante o seu pit stop. Ele morreu neste mesmo ano no GP da França.
Os anos foram se passando, até que o circuito teve que ser fechado por longos sete anos, durante a II Guerra Mundial, quando a região de Ardenas não foi nada poupada da batalha, inclusive foi palco da famosa Batalha de Ardenas, entre dezembro 1944 e janeiro de 1945. Apenas em 1947, foram retomadas as atividades no circuito.
De 1950 até 1983:
No dia 18 de agosto de 1950, Spa recebeu a 5ª etapa da Fórmula 1, que estava em sua primeira edição. Quatorze carros alinharam no grid, 4 escuderias (Alfa Romeu, Ferrari, Masserati e Talbot) e um vencedor o latino-americano, Juan Manuel Fangio, com a sua Alfa Romeu número 10, na segunda colocação Luigi Fagioli, também de Alfa e na terceira colocação o francês Louis Rosier, com um Talbot.
De 1950 até 1959, Spa teve como maior vencedor justamente o primeiro do circuito na Fórmula 1, Fangio, com três equipes diferentes (Alfa Romeu, Maserati e Mercedes) e três vitórias da Ferrari.
De 1960 até 1969, apenas no último ano não ocorreu a prova, supremacia total da lenda Jim Clark e sua Lotus com 4 vitórias (1962-1965). Spa também foi palco da primeira e única vitória da equipe norte-americana Eagle, do piloto/dono Dan Gurney em 1957. No ano seguinte foi palco da primeira vitória da equipe McLaren, com seu fundador Bruce McLaren.
Na década de 70, apenas uma prova foi realizada, com vitória do mexicano Pedro Rodríguez, com sua BRM, durante essa década Nivelles e Zolder, sediaram o GP da Bélgica. A prova só voltou a sua casa mais querida 13 anos depois, com a vitória de Alain Prost e sua Renault Turbo.
Na segunda parte, contarei sobre a Era Senna e Schumacher, além da vitória de Felipe Massa em 2008. Aguardem!
Até que há um mês e pouco um amigo jornalista, Luís Marcelo, deu-me a ideia de criar um blog sobre a história do automobilismo. Por isso, esse blog também é seu caro amigo.
Mas vamos lá, nesse final de semana, a Fórmula 1 voltou de suas férias de agosto, com a tradicional Grande Prêmio da Bélgica, por isso vou tentar contar um pouco da história desse templo do automobilismo mundial.
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De 1920 - 1950:
Vamos começar voltando no tempo, chegaremos ao início de 1920, na pacata cidade de Francorchamps, na Bélgica, lá estavam hospedados no Hotel des Bruyeres, duas pessoas conhecidas, naquela época, pelos amantes da velocidade, eram Jules de Thier, gerente do jornal La Mouse , e Henri Langlois Van Ophen, presidente da Comissão Esportiva RACB (Royal Automobile Club Belgium), e tiveram a brilhante ideia de aproveitar o desenho do triangulo formado pelas estradas que ligam as cidades de Malmedy, Stalevot e Francorchamps, na província de Liege e criar uma pista de corrida, ai nascia um templo.
Mas antes que me pergunta, porque do nome Spa, lá vai, Spa é uma cidade do distrito de Verviers e é conhecida desde a Roma Antiga pelos seus termas, era chamada de Aquae Spadanae, no século XVI ganharam fama pelas suas propriedades medicinais, chegou a ser quarte general do exército alemão, durante a I Guerra Mundial, ela fica próxima de Francorchamps, sendo também maior das três cidades além desta última, Malmedy e Stavelot.
Antonio Ascari, comendo durante os pits |
Voltando, em agosto de 1921, o circuito foi oficialmente inaugurado, mas apenas um carro fora registrado, sendo assim as motos o inauguraram primeiro. Em 1924, foi organizado a primeira 24 horas de Spa-Francorchamps, um ano apos de ter sido realizada a primeira 24 horas de Le Mans, na França. No ano seguinte, foi realizado o primeiro corrida o "European Grand Prix", com participação de apenas sete carros e foi vencido pelo famoso piloto da época, Antonio Ascari (não confundam com Alberto Ascari, que viria a ser bi campeão em 1953 e 54), com uma Alfa Romeo, para se ter uma idéia, o italiano chegou a comer e beber durante o seu pit stop. Ele morreu neste mesmo ano no GP da França.
Foto da prova de 1925 |
De 1950 até 1983:
Fangio na La Source, em 1950 |
De 1950 até 1959, Spa teve como maior vencedor justamente o primeiro do circuito na Fórmula 1, Fangio, com três equipes diferentes (Alfa Romeu, Maserati e Mercedes) e três vitórias da Ferrari.
Fangio com a Maserati, em 1954 |
De 1960 até 1969, apenas no último ano não ocorreu a prova, supremacia total da lenda Jim Clark e sua Lotus com 4 vitórias (1962-1965). Spa também foi palco da primeira e única vitória da equipe norte-americana Eagle, do piloto/dono Dan Gurney em 1957. No ano seguinte foi palco da primeira vitória da equipe McLaren, com seu fundador Bruce McLaren.
A lenda Jim Clark correndo com chuva em 1965, sua última vitória na Bélgica |
Na década de 70, apenas uma prova foi realizada, com vitória do mexicano Pedro Rodríguez, com sua BRM, durante essa década Nivelles e Zolder, sediaram o GP da Bélgica. A prova só voltou a sua casa mais querida 13 anos depois, com a vitória de Alain Prost e sua Renault Turbo.
Largada em 1965, carros subndo a Eau Rouge |
A História de Spa-Francorchamps - Parte 2
Senna vence pela segunda vez na categoria |
Senna mostrando toda sua habilidade |
Pódium de 1991, última vitória na Bélgica |
Na sua estréia, Schumacher já chamou atenção de todos |
Seu reinado não foi fácil, teve rivais a altura como por exemplo o inglês Damon Hill, o inglês venceu em três ocasiões 1993 e 1994 pela Williams e 1998 pela Jordan, ocasião ainda mais especial, foi a primeira vez que a equipe de Northamptonshire.
Mas além de Hill, Mika Hakkinen, piloto da McLaren, venceu duas vezes em Spa, uma em 1999, já a outra foi bem especial. O ano era 2000, Schumacher liderava a corrida, mas o finlandês não dava folga e o circuito belga viu uma das ultrapassagens mais belas de sua história.
Na volta de número 39, Mika Hakkinen tenta ultrapassar Schumacher no final da Kemmel, mas o alemão fecha a porta, mas a volta seguinte entrou para a história da Fórmula 1 moderna, veja o trecho do depoimento que o piloto da McLaren de à F1 Racing de 2002: "Eu sabia que deveria tentar algo especial para ultrapasar Michael(...), havia muita coisa em jogo. Eu saí bem da La Source e persegui Michael na Eau Rouge. Pisei fundo, estava absolutamente no limite. Eu estava junto a ele e quando nos aproximamos da Les Combes, vi um carro no meio do caminho [Ricardo Zonta]. Disse a mim mesmo: 'Mika faça da sua própria maneira'. Eu pude ver que era uma BAR. O Michael foi para a esquerda e eu para a direita. A pista estava úmida lá e estavamos a mais ou menos 320 km/h. Meu coração estava na boca também,(...)Eu freei realmente muito tarde. O carro estava justamente no limite, quase acima dele, e virou a Les Combes. Na frente (…)Disse inúmeras vezes: 'Relaxe, relaxe, relaxe, relaxe'. E assim que notei que ele [Schumacher] estava bem distante, senti um grande alívio e continuei lutando. Foi muito Bom”
Momento da ultrapassagem histórica |
Depois disso foi só o finlandês levar o carro até a linha de chegada para sua segunda vitória na Bélgica.
Em 2001, Schumacher igualou as vitórias de Ayrton e em 2002 quebrou o recorde com uma dobradinha ferrarista. Mas em 2004, com um segundo lugar (vitória de Kimi Raikkonen), Michael tornou-se heptacampeão de Fórmula 1, na mesma pista que estreiou, venceu a primeira prova, venceu seu último título mundial, encerrando a sua era.
Nova Era (2005-2011)
Schumacher comemorando o heptacampeonato |
Nova Era (2005-2011)
Raikkonen e Hamilton, foram os grandes nomes da prova de 2008 |
Momentos cruciais da corrida |
Em 2010, Hamilton venceu e semana passada foi a vez de Sebastian Vettel, ganhar neste templo da velocidade.
Na terceira parte sobre a história de Spa, teremos os layouts do circuito, 24 Horas de Spa-Francorchamps, estatísticas e curiosidades.
Os vitoriosos de 2011 e 2010 respectivamente |
Na terceira parte sobre a história de Spa, teremos os layouts do circuito, 24 Horas de Spa-Francorchamps, estatísticas e curiosidades.
A História de Spa-Francorchamps - Parte 3
Depois de um bom tempo sem atualizar cá estou eu para terminar a história desse magnífico circuito. Já anunciando que o próximo post será apenas sobre curiosidades e estatísticas. E depois será sobre um piloto, colocarei uma enquete para vocês escolherem qual. Um de cada categoria.
Pilotos da então novata Fórmula 1, correram, mas poucos venceram a prova. Os que tiveram mais destaques foram os vencedores de 1953. A bordo de uma Ferrari, a dupla Guiseppe Farina, primeiro campeão em 1950 e Mike Hawthorn, vencedor de 1958, levantaram o caneco. E em 1966, o belga Jacky Ickx, vice-campeão de 1969-70, foi o vencedor ao lado do alemão Hubert Hahn, mas dessa vez com uma BMW.
O novo circuito de 7 km foi inaugurado em 1979, mais moderno e com curvas bem desafiadoras, talvez isso o fez tornar o circuito favorito entre nove de dez pilotos. Podemos destacar a vitória do grande Gerhard Berger, a bordo de uma BMW com a parceria do italiano Roberto Ravaglia e o suiço Marc Surer, em 1985.
A partir do ano de 2001, a prova faz parte do calendário da FIA GT, principal categoria de carros esportivos do mundo. A corrida deste ano já foi realizada, com 62 carros inscritos. E este foi o pódium:
Como já falei, a primeira pista tinha 15 km, que nada mais era que as estradas que ligavam Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Mas em 1979 o circuito foi reformado, com mudanças significativas a começar pelo tamanho, 7 km, ainda sim o maior da Fórmula 1.
A largada também foi mudada, da descida anterior a Eau Rouge, foi passada pra reta antes da La Source, a curva mais lenta do circuito. Mesmo assim o circuito é rápido podendo atingir 330 km/h, com um clima instável, podendo chover em uma parte da pista, enquanto a outra está seca.
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24 Horas de Spa-Francorchamps:
No primeiro post sobre Spa falei que a primeira prova de automóvel disputada foi justamente uma 24 horas, por coincidência no mesmo ano da primeira 24 Horas de Le Mans. Entre os anos de 1924 até 1978, a corrida foi disputada no antigo circuito de 9.3 milhas (15 km), no quais eram tudo estradas, muito velozes, com curvas muito rápidas. Mas houve também os anos em que não ocorreram, como já expliquei antes o motivo. De 1935, 37, 39-47, 50-52 e 54-63, não houve prova, tudo por causa principalmente da II Guerra Mundial.
Modeloda Alfa Romeu que dominou as provas nos anos 20 |
BMW de 1966, venceu com Ickx, e dominou uma era |
E para nós brasileiros, até então ninguém tinha ganho, mas foi em 93 a nossa primeira e única vitória de nosso país nessa prova de Endurance. Tarefa realizada por um Fittipaldi, mas não foi Emerson e sim Christian, com um belo Porsche 911 RSR e parceria dos pilotoso Uwe Alzen e Jean-Pierre Jarier, da Alemanha e da França respectivamente.
Porsche que Christian Fittipaldi venceu as 24 Horas de Spa |
1º Audi Sport Team - Audi R8
Pilotos: Greg Franchi (BEL), Timo Scheider (ALE) e Mattias Ekström (SUE)
2º Need For Speed Team Schubert - BMW Z4 GT3
Pilotos: Edward Sandström (SUE), Dirk Werner (ALE) e Claudia Hürtgen (ALE)
3º Black Falcon - Mercedes-Benz SLS AMG GT3
Pilotos: Kenneth Heyer (ALE), Thomas Jäger (ALE) e Stéphane Lémeret (BEL)
Layouts
Antigo circuito de Spa |
Em 2006, o circuito foi reformado novamente, num custo de cerca de 19 milhões de euros. As principais mudanças foram na Bus Stop, que eram dois esses que deixavam um formato de um ônibus, passou a ser uma chicane mais travada e um novo pit lane, além das áreas de escape maiores.
A História de Spa Francorchamps - Final
Segue a última parte do post, bom a enquete teve um empate, mas por força máxima o próximo post será sobre o meu ídolo Dan Wheldon, que foi correr lá em cima.
Curiosidades:
Curiosidades:
Começamos aqui o último item dessa história maravilhosa. Talvez uma das que eu mais goste. Aqui listarei uma série:
- Spa era o circuito favorito de Ayrton Senna.
- Foi palco da única vitória da equipe Eagle, em 1967. Não vou me aprofundar, pois essa bela história merece um post só dele. Pois a Eagle era uma equipe americana.
- Apesar de cinco vitórias da Lótus, apenas dois pilotos venceram provas, os lendários Jim Clark e Ayrton Senna.
- O brasileiro Luciano Burti, hoje comentarista da Rede Globo, quase morreu em um acidente em 2001. Ele corria pela equipe Prost e tentava ultrapassar Eddie Irvine da Jaguar, na Blanchimont, uma das mais rápidas do circuito, quando levou uma fechada, fazendo perder a asa dianteria e quebrar sua suspensão. Resultado, Burti foi direto a 270 km/h na barreira de pneus. Um acidente gravíssimo, o piloto foi levado pro hospital com uma concussão cerebral e ficou na UTI. Mas felizmente voltou para ainda ser piloto de testes da Ferrari.
- Em 1992, nosso Ayrton deu um show de solidariedade no treino. Ao ver o carro do francês Eric Comas, destruído na mesma Blanchimont, Senna saltou do carro e foi correndo socorrer o piloto. Ayrton desligou o motor, para não haver perigo de incêndio, pois o Comas estava desmaiado e acelerando. Um verdadeiro super-herói.
- O circuito definiu por quatro ocasiões o título de construtores, em 88 (McLaren), 92 e 93 (Williams) e 2007
- Michael Schumacher tem muitas histórias de Spa. Fez sua primeira corrida em 1991, primeira vitória em 1992, além do último título em 2004.
- Em 1998, Spa talvez teve o seu ano mais movimentado desde a largada. Se você já assistiu uma corrida de Nascar, sabe que acontece os BIG ONE, acidentes com vários carros juntos, mas na Fórmula 1 é raríssimo e logo no ínicio. Mas aconteceu com os pilotos que direi a seguir, Coulthard (causador do acidente), Villeneuve, Irvine, Nakano, Takagi, Trulli, Verstappen e Pedro Paulo Diniz, que tiveram a sorte de voltar a prova com os carros reservas, já Wurz, Hebert, Panis, Salo e os brasileiros Barrichello e Ricardo Rosset, tiveram que abandonar.
- Na volta 25, o líder Schumacher iria por uma volta em Coulthard, mas na curva Pouhon, o escocês ficou (estranhamente leia-se) lento e alemão o acertou em cheio. Chegando ao box, Michael saltou como um leão do carro e foi em direção ao box da McLaren, quase saindo literalmente no tapa com David Couthard (novamente ele! Que acontecia com essa pessoinha nesse dia!), sorte que os mecânicos conseguiram conter o alemão, que chegou a dizer "Ele tentou me matar!"
- Spa era o circuito favorito de Ayrton Senna.
- Foi palco da única vitória da equipe Eagle, em 1967. Não vou me aprofundar, pois essa bela história merece um post só dele. Pois a Eagle era uma equipe americana.
- Apesar de cinco vitórias da Lótus, apenas dois pilotos venceram provas, os lendários Jim Clark e Ayrton Senna.
- O brasileiro Luciano Burti, hoje comentarista da Rede Globo, quase morreu em um acidente em 2001. Ele corria pela equipe Prost e tentava ultrapassar Eddie Irvine da Jaguar, na Blanchimont, uma das mais rápidas do circuito, quando levou uma fechada, fazendo perder a asa dianteria e quebrar sua suspensão. Resultado, Burti foi direto a 270 km/h na barreira de pneus. Um acidente gravíssimo, o piloto foi levado pro hospital com uma concussão cerebral e ficou na UTI. Mas felizmente voltou para ainda ser piloto de testes da Ferrari.
- Em 1992, nosso Ayrton deu um show de solidariedade no treino. Ao ver o carro do francês Eric Comas, destruído na mesma Blanchimont, Senna saltou do carro e foi correndo socorrer o piloto. Ayrton desligou o motor, para não haver perigo de incêndio, pois o Comas estava desmaiado e acelerando. Um verdadeiro super-herói.
- O circuito definiu por quatro ocasiões o título de construtores, em 88 (McLaren), 92 e 93 (Williams) e 2007
- Michael Schumacher tem muitas histórias de Spa. Fez sua primeira corrida em 1991, primeira vitória em 1992, além do último título em 2004.
- Em 1998, Spa talvez teve o seu ano mais movimentado desde a largada. Se você já assistiu uma corrida de Nascar, sabe que acontece os BIG ONE, acidentes com vários carros juntos, mas na Fórmula 1 é raríssimo e logo no ínicio. Mas aconteceu com os pilotos que direi a seguir, Coulthard (causador do acidente), Villeneuve, Irvine, Nakano, Takagi, Trulli, Verstappen e Pedro Paulo Diniz, que tiveram a sorte de voltar a prova com os carros reservas, já Wurz, Hebert, Panis, Salo e os brasileiros Barrichello e Ricardo Rosset, tiveram que abandonar.
- Na volta 25, o líder Schumacher iria por uma volta em Coulthard, mas na curva Pouhon, o escocês ficou (estranhamente leia-se) lento e alemão o acertou em cheio. Chegando ao box, Michael saltou como um leão do carro e foi em direção ao box da McLaren, quase saindo literalmente no tapa com David Couthard (novamente ele! Que acontecia com essa pessoinha nesse dia!), sorte que os mecânicos conseguiram conter o alemão, que chegou a dizer "Ele tentou me matar!"
- Para concluir a corrida maluca daquele ano, o pódio também tinha que ser maluco, pois foi a primeira vitória e dobradinha da Jordan, com Hill e Ralf Schumacher. Em terceiro ficou a Sauber de Jean Alesi.
- Durante as provas disputadas nessa antiga configuração, ninguém venceu mais vezes do que o italiano Attilio Marinoni, foram três vitórias consecutivas em 1928, 29 e 30.
- O belga Eric Van de Poele é o recordista absoluto de vitórias nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, foram 5 vitórias nos anos de 1987,98,05,06 e 08.
- A Force Índia tem também uma ligação especial com a pista belga, em 2008 foi a primeira pole e a primeiro pódio, com um segundo lugar de Fisichella.
Essa parte eu adoro, demorou, mas valeu muito a pena. Veja:
- 16 campeões mundiais nunca ganharam uma prova de Fórmula 1 em Spa, dentre eles, Jenson Button, Fernando Alonso, Jacques Villeneuve, Emerson Fittipaldi e os tris campeões Niki Lauda, Jackie Stewart e Nelson Piquet.
- Outros 16 campeões mundiais venceram um prova pelo menos, Senna, Schumacher, Prost, Fangio, Mansell e outros.
- E 7 vencedores nunca foram campeões do mundo, os mais famosos Bruce McLaren, David Coulthard e Felipe Massa (esse ainda corre, mas na atual situação, dificilmente será campeão).
- Foram registradas 15 dobradinhas, sendo a ultima em 2007, com a Ferrari (Raikkönen e Massa).
- A Inglaterra foi o país que mais venceu corridas, foram 8, seguido pela Alemanha com 7 e o Brasil com 6 vitórias e o nossos hermanos, eles venceram apenas 3 vezes.
- A Alemanha, a França e a Itália foram os países que mais chegaram em segundo lugares, 6 vezes. Inglaterra e Nova Zelândia vem em seguida com 5 e 4 respectivamente. O Brasil teve 3 vezes no segundo lugar.
- Quem chegou mais vezes na terceira colocação foram os ingleses (8 vezes), seguidos pelos italianos (6 vezes) e o franceses (4 vezes). Os brasileiros foram 2 vezes terceiros lugares.
- Ou seja, no total quem mais subiu ao pódio foram mais vezes aos pódios foi a Inglaterra, nada mais do que 21 vezes, em segundo houve um empate entre alemães e italianos, 17 vezes e depois a França, 14, o Brasil subiu 11 vezes no pódio e os argentinos teve 4 vezes nos lugares mais altos.
- A estatística triste é que já morreram muitos pilotos 51 pilotos entre carros e motos. Primeiro em 1925 e o último em 2008, infelizmente.
- A Ferrari foi a equipe que mais venceu (mais abaixo), mas também teve um grande jejum, foram 28 anos sem vencer em Spe de 67 a 95.
- Apesar desse jejum, a equipe do cavalinho rampante foi o time que mais venceu, nada mais que 13 vezes, seguidos pela McLaren (11), Lotus (5), Williams (3), Bennetton (2) e Alfa Romeu, Vanwall, Cooper, Eagle, BRM, Renault, Jordan e Red Bull (1).
- E os italianos dominaram os segundos lugares, foram novamente 13 vezes, seguidos por McLaren (7), Cooper, BRM e Williams (4), Jordan e Red Bull (2) e Alfa Romeo, Mercedes, March, Lotus, Bennetton, Renault, BMW e Force India (1).
- E claro nos terceiros lugares foi dominados também pela Ferrari (10), com McLaren e Williams (5), Bennetton (4), Maserati e Brabham (3), Cooper e Renault (2) e finalizando com Talbot, Gordini, Vanwall, Evans, Matra, Ligier, Sauber, BAR e Red Bull (1).
- Com isso os pódios tão nessa sequencia: Ferrari (36), McLaren (23), Williams (12), Cooper e Bennetton (7), Lotus (6), BRM (5), Renault, Jordan e Red Bull (4), Mercedes (3), Alfa Romeo e Vanwall (2), Eagle, March, BMW, Force Índia, Talbot, Gordini, Evans, Matra, Ligier, Sauber e BAR (1).
- Na categoria vitória de motores a Ferrari lidera com 13 vitórias seguida pela Mercedes (7), Honda e Renault (6), Clímax (5), Alfa Romeo, Vanwall, Weslake, BRM, TAG Porsche e Ford Cosworth (1).
- No total de pódios de motores ficou assim: Ferrari (36), Renault (20), Mercedes (16), Honda (15), Clímax (12), BRM e Ford Cosworth (5), Maserati (4), BMW e TAG Porsche (3), Alfa Romeo e Vanwall (2), Weslake, Pegeot, Talbot, Gordini, Matra, Megatron e Petronas* (1)
* O Petronas é um motor Ferrari modificado, normalmente do ano anterior.
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