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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A História de Spa-Francorchamps - Parte 3

Depois de um bom tempo sem atualizar cá estou eu para terminar a história desse magnífico circuito. Já anunciando que o próximo post será apenas sobre curiosidades e estatísticas. E depois será sobre um piloto, colocarei uma enquete para vocês escolherem qual. Um de cada categoria.

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24 Horas de Spa-Francorchamps:

No primeiro post sobre Spa falei que a primeira prova de automóvel disputada foi justamente uma 24 horas, por coincidência no mesmo ano da primeira 24 Horas de Le Mans. Entre os anos de 1924 até 1978, a corrida foi disputada no antigo circuito de 9.3 milhas (15 km), no quais eram tudo estradas, muito velozes, com curvas muito rápidas. Mas houve também os anos em que não ocorreram, como já expliquei antes o motivo. De 1935, 37, 39-47, 50-52 e 54-63, não houve prova, tudo por causa principalmente da II Guerra Mundial.

Modeloda Alfa Romeu que dominou as provas nos anos 20
Pilotos da então novata Fórmula 1, correram, mas poucos venceram a prova. Os que tiveram mais destaques foram os vencedores de 1953. A bordo de uma Ferrari, a dupla Guiseppe Farina, primeiro campeão em 1950 e Mike Hawthorn, vencedor de 1958, levantaram o caneco. E em 1966, o belga Jacky Ickx, vice-campeão de 1969-70, foi o vencedor ao lado do alemão Hubert Hahn, mas dessa vez com uma BMW.

BMW de 1966, venceu com Ickx, e dominou uma era
O novo circuito de 7 km foi inaugurado em 1979, mais moderno e com curvas bem desafiadoras, talvez isso o fez tornar o circuito favorito entre nove de dez pilotos. Podemos destacar a vitória do grande Gerhard Berger, a bordo de uma BMW com a parceria do italiano Roberto Ravaglia e o suiço Marc Surer, em 1985. 

E para nós brasileiros, até então ninguém tinha ganho, mas foi em 93 a nossa primeira e única vitória de nosso país nessa prova de Endurance. Tarefa realizada por um Fittipaldi, mas não foi Emerson e sim Christian, com um belo Porsche 911 RSR e parceria dos pilotoso Uwe Alzen e Jean-Pierre Jarier, da Alemanha e da França respectivamente.

Porsche que Christian Fittipaldi
venceu as 24 Horas de Spa
A partir do ano de 2001, a prova faz parte do calendário da FIA GT, principal categoria de carros esportivos do mundo. A corrida deste ano já foi realizada, com 62 carros inscritos. E este foi o pódium:


1º Audi Sport Team - Audi R8 
Pilotos: Greg Franchi (BEL), Timo Scheider (ALE) e Mattias Ekström (SUE)
Carro vencedor da prova de 2011

2º Need For Speed Team Schubert - BMW Z4 GT3
Pilotos: Edward Sandström (SUE), Dirk Werner (ALE) e Claudia Hürtgen (ALE)

3º Black Falcon - Mercedes-Benz SLS AMG GT3
Pilotos: Kenneth Heyer (ALE), Thomas Jäger (ALE) e Stéphane Lémeret (BEL)

Layouts

Antigo circuito de Spa
Como já falei, a primeira pista tinha 15 km, que nada mais era que as estradas que ligavam Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Mas em 1979 o circuito foi reformado, com mudanças significativas a começar pelo tamanho, 7 km, ainda sim o maior da Fórmula 1. 

A largada também foi mudada, da descida anterior a Eau Rouge, foi passada pra reta antes da La Source, a curva mais lenta do circuito. Mesmo assim o circuito é rápido podendo atingir 330 km/h, com um clima instável, podendo chover em uma parte da pista, enquanto a outra está seca.
Circuito como ficou em 1979, note que estão destacadas as curvas mais perigosas

Em 2006, o circuito foi reformado novamente, num custo de cerca de 19 milhões de euros. As principais mudanças foram na Bus Stop, que eram dois esses que deixavam um formato de um ônibus, passou a ser uma chicane mais travada e um novo pit lane, além das áreas de escape maiores.
Circuito já com a nova Bus Stop

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Pretendia terminar com esse post a história de Spa, mas fazendo a parte de curiosidades e estatísticas é tão grande, que vale a pena, mais um post.

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