A História de Spa-Francorchamps - Parte 2
|
Senna vence pela segunda vez na categoria |
Até 1985 nenhum piloto brasileiro havia ganho em Spa, mas foi ai que começava a saga do maior piloto de todos os tempos, Ayrton Senna. O então piloto da Lotus, conquistou sua segunda vitória na categoria, com a pista molhada, claro, Senna era imbatível. Mas foi a partir de 1988 que começou o show, largando na pole (9ª naquele ano), Ayrton saiu mal, mas colou em Alain Prost na Eau Rouge e passou no final da reta Kemmel, ai foi só manter a ponta pra vencer pela segunda vez. Em 89, novo show, dessa vez com chuva forte.
|
Ayrton comemorando mais uma vitória |
|
Senna mostrando toda sua habilidade |
No íncio de 1990, Senna venceu sua quarta prova em Spa, igualando o feito de Jim Clark, mas dessa vez foi apertada, pois Senna não conseguiu abrir mais de 5 segundos da Ferrari de Prost. Em 91, quinta vitória, quarta consecutiva, novo recorde, mas não foi fácil. Senna, estava em terceiro quando quebrou os carros de Nigel Mansell e Jean Alesi, além de Andréa de Cesaris, este, estava atrás de Senna, mas baixando a diferença rapidamente. Foi a última vitória do brasileiro em Spa e também foi a estréia de um certo alemão chamado Michael Schumacher, com o belo carro da Jordan, verde esmeralda, largou em sétimo, mas quebrou logo depois da largada. Na corrida seguinte já estaria na Bennetton.
|
Pódium de 1991, última vitória na Bélgica |
Era Schumacher (1992-2004):
|
Na sua estréia, Schumacher já chamou atenção de todos |
Poderia dizer que Michael foi o sucessor de Senna em Spa, motivo é simples e claro, Senna estreou em 1984 e venceu no ano seguinte e Michael também. Em 1992, venceu pela primeira vez na sua carreira, com a Bennetton, venceria mais uma vez pela equipe italiana em 1995. Já na Ferrari, conquistou as vitórias em 96 e 97.
Seu reinado não foi fácil, teve rivais a altura como por exemplo o inglês Damon Hill, o inglês venceu em três ocasiões 1993 e 1994 pela Williams e 1998 pela Jordan, ocasião ainda mais especial, foi a primeira vez que a equipe de Northamptonshire.
|
Schumacher e Hill, juntos somaram 9 vitórias em Spa |
Mas além de Hill, Mika Hakkinen, piloto da McLaren, venceu duas vezes em Spa, uma em 1999, já a outra foi bem especial. O ano era 2000, Schumacher liderava a corrida, mas o finlandês não dava folga e o circuito belga viu uma das ultrapassagens mais belas de sua história.
|
Momento da ultrapassagem histórica |
Na volta de número 39, Mika Hakkinen tenta ultrapassar Schumacher no final da Kemmel, mas o alemão fecha a porta, mas a volta seguinte entrou para a história da Fórmula 1 moderna, veja o trecho do depoimento que o piloto da McLaren de à F1 Racing de 2002: "Eu sabia que deveria tentar algo especial para ultrapasar Michael(...), havia muita coisa em jogo. Eu saí bem da La Source e persegui Michael na Eau Rouge. Pisei fundo, estava absolutamente no limite. Eu estava junto a ele e quando nos aproximamos da Les Combes, vi um carro no meio do caminho [Ricardo Zonta]. Disse a mim mesmo: 'Mika faça da sua própria maneira'. Eu pude ver que era uma BAR. O Michael foi para a esquerda e eu para a direita. A pista estava úmida lá e estavamos a mais ou menos 320 km/h. Meu coração estava na boca também,(...)Eu freei realmente muito tarde. O carro estava justamente no limite, quase acima dele, e virou a Les Combes. Na frente (…)Disse inúmeras vezes: 'Relaxe, relaxe, relaxe, relaxe'. E assim que notei que ele [Schumacher] estava bem distante, senti um grande alívio e continuei lutando. Foi muito Bom”
Depois disso foi só o finlandês levar o carro até a linha de chegada para sua segunda vitória na Bélgica.
|
Largada de 2004 |
Em 2001, Schumacher igualou as vitórias de Ayrton e em 2002 quebrou o recorde com uma dobradinha ferrarista. Mas em 2004, com um segundo lugar (vitória de Kimi Raikkonen), Michael tornou-se heptacampeão de Fórmula 1, na mesma pista que estreiou, venceu a primeira prova, venceu seu último título mundial, encerrando a sua era.
|
Schumacher comemorando o heptacampeonato |
Nova Era (2005-2011)
|
Raikkonen e Hamilton, foram os grandes nomes da prova de 2008 |
A nova era começou com o sucesso de um outro finlandês, Kimi Raikkonen, venceu em 2004, 2005 e 2009, sua última vitória na categoria, Kimi fazia uma temporada pífia, mas ainda deu um breve suspiro com essa triunfo. O piloto da Finlândia quase venceu em 2008, eu disse QUASE, mas foi um brasileiro que herdou a to primeiro lugar do pódio, mesmo sem vencer na pista, entendeu?
|
Momentos cruciais da corrida |
Bom o negócio é o seguinte, a prova estava em suas últimas voltas, começava a garoar e Kimi Raikkonen com sua Ferrari liderava a corrida, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren e Felipe Massa da também da equipe do cavalinho rampante. Ia conquistando mais uma vitória em Spa, mas Lewis Hamilton tenta uma ultrapassagem, no final reta, após a curva rápida Blanchimont, na Bus Stop Chichane. Hamilton corta pelo lado de dentro a chicane e precisou devolver a posição, mas não deu espaço suficiente e tentou novamente passar Raikkonen na reta de chegada, levando assim uma vantagem, o suficiente para conseguir o primeiro lugar na La Source. Logo a garoa fina que caia no circuito, aperta. Tanto Hamilton como Kimi escapam, seguram o carro, brigam para não baterem, mas o finlandês acaba no muro. Hamilton vence, mas a Ferrari entra com recurso e ganha. Foram acrescentado 25 segundos no tempo do inglês. Então o segundo colocado Felipe Massa, herda a vitória, a quinta para o Brasil. Hamilton chegou a disparar sobre Raikkonen, que "Se você não for homem o suficiente para fazer a freada mais forte, o problema é seu". Kimi respondeu bem ao seu estilo "Não me importo. Ele tem a opinião dele, mas é simples analisar o que aconteceu. Coloque um muro de concreto naquela chicane: ele nunca conseguiria chegar ao primeiro lugar com essa barreira".
|
Massa cruza em segundo, mas herda vitória |
Em 2010, Hamilton venceu e semana passada foi a vez de Sebastian Vettel, ganhar neste templo da velocidade.
|
Os vitoriosos de 2011 e 2010 respectivamente |
Na terceira parte sobre a história de Spa, teremos os layouts do circuito, 24 Horas de Spa-Francorchamps, estatísticas e curiosidades.
0 comentários:
Postar um comentário