Our social:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A História de Spa Francorchamps - Final


Segue a última parte do post, bom a enquete teve um empate, mas por força máxima o próximo post será sobre o meu ídolo Dan Wheldon, que foi correr lá em cima.


Curiosidades:

Começamos aqui o último item dessa história maravilhosa. Talvez uma das que eu mais goste. Aqui listarei uma série:


- Spa era o circuito favorito de Ayrton Senna.


- Foi palco da única vitória da equipe Eagle, em 1967. Não vou me aprofundar, pois essa bela história merece um post só dele. Pois a Eagle era uma equipe americana.


- Apesar de cinco vitórias da Lótus, apenas dois pilotos venceram provas, os lendários Jim Clark e Ayrton Senna. 


- O brasileiro Luciano Burti, hoje comentarista da Rede Globo, quase morreu em um acidente em 2001. Ele corria pela equipe Prost e tentava ultrapassar Eddie Irvine da Jaguar, na Blanchimont, uma das mais rápidas do circuito, quando levou uma fechada, fazendo perder a asa dianteria e quebrar sua suspensão. Resultado, Burti foi direto a 270 km/h na barreira de pneus. Um acidente gravíssimo, o piloto foi levado pro hospital com uma concussão cerebral e ficou na UTI. Mas felizmente voltou para ainda ser piloto de testes da Ferrari.


- Em 1992, nosso Ayrton deu um show de solidariedade no treino. Ao ver o carro do francês Eric Comas, destruído na mesma Blanchimont, Senna saltou do carro e foi correndo socorrer o piloto. Ayrton desligou o motor, para não haver perigo de incêndio, pois o Comas estava desmaiado e acelerando. Um verdadeiro super-herói.


- O circuito definiu por quatro ocasiões o título de construtores, em 88 (McLaren), 92 e 93 (Williams) e 2007 


- Michael Schumacher tem muitas histórias de Spa. Fez sua primeira corrida em 1991, primeira vitória em 1992, além do último título em 2004.


- Em 1998, Spa talvez teve o seu ano mais movimentado desde a largada. Se você já assistiu uma corrida de Nascar, sabe que acontece os BIG ONE, acidentes com vários carros juntos, mas na Fórmula 1 é raríssimo e logo no ínicio. Mas aconteceu com os pilotos que direi a seguir, Coulthard (causador do acidente), Villeneuve, Irvine, Nakano, Takagi, Trulli, Verstappen e Pedro Paulo Diniz, que tiveram a sorte de voltar a prova com os carros reservas, já Wurz, Hebert, Panis, Salo e os brasileiros Barrichello e Ricardo Rosset, tiveram que abandonar.


- Na volta 25, o líder Schumacher iria por uma volta em Coulthard, mas na curva Pouhon, o escocês ficou (estranhamente leia-se) lento e alemão o acertou em cheio. Chegando ao box, Michael saltou como um leão do carro e foi em direção ao box da McLaren, quase saindo literalmente no tapa com David Couthard (novamente ele! Que acontecia com essa pessoinha nesse dia!), sorte que os mecânicos conseguiram conter o alemão, que chegou a dizer "Ele tentou me matar!"

- Para concluir a corrida maluca daquele ano, o pódio também tinha que ser maluco, pois foi a primeira vitória e dobradinha da Jordan, com Hill e Ralf Schumacher. Em terceiro ficou a Sauber de Jean Alesi.


Durante as provas disputadas nessa antiga configuração, ninguém venceu mais vezes do que o italiano Attilio Marinoni, foram três vitórias consecutivas em 1928, 29 e 30.

- O belga Eric Van de Poele é o recordista absoluto de vitórias nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, foram 5 vitórias nos anos de 1987,98,05,06 e 08.

- A Force Índia tem também uma ligação especial com a pista belga, em 2008 foi a primeira pole e a primeiro pódio, com um segundo lugar de Fisichella.
Estatísticas:

Essa parte eu adoro, demorou, mas valeu muito a pena. Veja:


- 16 campeões mundiais nunca ganharam uma prova de Fórmula 1 em Spa, dentre eles, Jenson Button, Fernando Alonso, Jacques Villeneuve, Emerson Fittipaldi e os tris campeões Niki Lauda, Jackie Stewart e Nelson Piquet.

- Outros 16 campeões mundiais venceram um prova pelo menos, Senna, Schumacher, Prost, Fangio, Mansell e outros.

- E 7 vencedores nunca foram campeões do mundo, os mais famosos Bruce McLaren, David Coulthard e Felipe Massa (esse ainda corre, mas na atual situação, dificilmente será campeão).

- Foram registradas 15 dobradinhas, sendo a ultima em 2007, com a Ferrari (Raikkönen e Massa).

- A Inglaterra foi o país que mais venceu corridas, foram 8, seguido pela Alemanha com 7 e o Brasil com 6 vitórias e o nossos hermanos, eles venceram apenas 3 vezes.

- A Alemanha, a França e a Itália foram os países que mais chegaram em segundo lugares, 6 vezes. Inglaterra e Nova Zelândia vem em seguida com 5 e 4 respectivamente. O Brasil teve 3 vezes no segundo lugar.

- Quem chegou mais vezes na terceira colocação foram os ingleses (8 vezes), seguidos pelos italianos (6 vezes) e o franceses (4 vezes). Os brasileiros foram 2 vezes terceiros lugares.

- Ou seja, no total quem mais subiu ao pódio foram mais vezes aos pódios foi a Inglaterra, nada mais do que 21 vezes, em segundo houve um empate entre alemães e italianos, 17 vezes e depois a França, 14, o Brasil subiu 11 vezes no pódio e os argentinos teve 4 vezes nos lugares mais altos.

- A estatística triste é que já morreram muitos pilotos 51 pilotos entre carros e motos. Primeiro em 1925 e o último em 2008, infelizmente.

- A Ferrari foi a equipe que mais venceu (mais abaixo), mas também teve um grande jejum, foram 28 anos sem vencer em Spe de 67 a 95.

- Apesar desse jejum, a equipe do cavalinho rampante foi o time que mais venceu, nada mais que 13 vezes, seguidos pela McLaren (11), Lotus (5), Williams (3), Bennetton (2) e Alfa Romeu, Vanwall, Cooper, Eagle, BRM, Renault, Jordan e Red Bull (1).

- E os italianos dominaram os segundos lugares, foram novamente 13 vezes, seguidos por McLaren (7), Cooper, BRM e Williams (4), Jordan e Red Bull (2) e Alfa Romeo, Mercedes, March, Lotus, Bennetton, Renault, BMW e Force India (1).

- E claro nos terceiros lugares foi dominados também pela Ferrari (10), com McLaren e Williams (5), Bennetton (4), Maserati e Brabham (3), Cooper e Renault (2) e finalizando com Talbot, Gordini, Vanwall, Evans, Matra, Ligier, Sauber, BAR e Red Bull (1).

- Com isso os pódios tão nessa sequencia: Ferrari (36), McLaren (23), Williams (12), Cooper e Bennetton (7), Lotus (6), BRM (5), Renault, Jordan e Red Bull (4), Mercedes (3), Alfa Romeo e Vanwall (2), Eagle, March, BMW, Force Índia, Talbot, Gordini, Evans, Matra, Ligier, Sauber e BAR (1).

- Na categoria vitória de motores a Ferrari lidera com 13 vitórias seguida pela Mercedes (7), Honda e Renault (6), Clímax (5), Alfa Romeo, Vanwall, Weslake, BRM, TAG Porsche e Ford Cosworth (1).

- No total de pódios de motores ficou assim: Ferrari (36), Renault (20), Mercedes (16), Honda (15), Clímax (12), BRM e Ford Cosworth (5), Maserati (4), BMW e TAG Porsche (3), Alfa Romeo e Vanwall (2), Weslake, Pegeot, Talbot, Gordini, Matra, Megatron e Petronas* (1) 
* O Petronas é um motor Ferrari modificado, normalmente do ano anterior.


0 comentários:

Postar um comentário