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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A História de Spa-Francorchamps - Parte 1

Por meses e meses, tinha apenas uma certeza, não ia criar um blog, não tinha paciência, até tinha vontade, mas não sabia se ia conseguir mante-lo no ar.
Até que há um mês e pouco um amigo jornalista, Luís Marcelo, deu-me a ideia de criar um blog sobre a história do automobilismo. Por isso, esse blog também é seu caro amigo.


Mas vamos lá, nesse final de semana,  a Fórmula 1 voltou de suas férias de agosto, com a tradicional Grande Prêmio da Bélgica, por isso vou tentar contar um pouco da história desse templo do automobilismo mundial.

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De 1920 - 1950:


Vamos começar voltando no tempo, chegaremos ao início de 1920, na pacata cidade de Francorchamps, na Bélgica, lá estavam hospedados no Hotel des Bruyeres, duas pessoas conhecidas, naquela época, pelos amantes da velocidade, eram Jules de Thier, gerente do jornal La Mouse , e Henri Langlois Van Ophen, presidente da Comissão Esportiva RACB (Royal Automobile Club Belgium), e tiveram a brilhante ideia de aproveitar o desenho do triangulo formado pelas estradas que ligam as cidades de Malmedy, Stalevot e Francorchamps, na província de Liege e criar uma pista de corrida, ai nascia um templo.


Mas antes que me pergunta, porque do nome Spa, lá vai, Spa é uma cidade do distrito de Verviers e é conhecida desde a Roma Antiga pelos seus termas, era chamada de Aquae Spadanae, no século XVI ganharam fama pelas suas propriedades medicinais, chegou a ser quarte general do exército alemão, durante a I Guerra Mundial, ela fica próxima de Francorchamps, sendo também maior das três cidades além desta última, Malmedy e Stavelot.
Antonio Ascari, comendo durante os pits

Voltando, em agosto de 1921, o circuito foi oficialmente inaugurado, mas apenas um carro fora registrado, sendo assim as motos o inauguraram primeiro. Em 1924, foi organizado a primeira 24 horas de Spa-Francorchamps, um ano apos de ter sido realizada a primeira 24 horas de Le Mans, na França. No ano seguinte, foi realizado o primeiro corrida o "European Grand Prix", com participação de apenas sete carros e foi vencido pelo famoso piloto da época, Antonio Ascari (não confundam com Alberto Ascari, que viria a ser bi campeão em 1953 e 54), com uma Alfa Romeo, para se ter uma idéia, o italiano chegou a comer e beber durante o seu pit stop. Ele morreu neste mesmo ano no GP da França.

Foto da prova de 1925
Os anos foram se passando, até que o circuito teve que ser fechado por longos sete anos, durante a II Guerra Mundial, quando a região de Ardenas não foi nada poupada da batalha, inclusive foi palco da famosa Batalha de Ardenas, entre dezembro 1944 e janeiro de 1945. Apenas em 1947, foram retomadas as atividades no circuito.


De 1950 até 1983:


Fangio na La Source, em 1950
No dia 18 de agosto de 1950, Spa recebeu a 5ª etapa da Fórmula 1, que estava em sua primeira edição. Quatorze carros alinharam no grid, 4 escuderias (Alfa Romeu, Ferrari, Masserati e Talbot) e um vencedor o latino-americano, Juan Manuel Fangio, com a sua Alfa Romeu número 10, na segunda colocação Luigi Fagioli, também de Alfa e na terceira colocação o francês Louis Rosier, com um Talbot.


De 1950 até 1959, Spa teve como maior vencedor justamente o primeiro do circuito na Fórmula 1, Fangio, com três equipes diferentes (Alfa Romeu, Maserati e Mercedes) e três vitórias da Ferrari.

Fangio com a Maserati, em 1954

De 1960 até 1969, apenas no último ano não ocorreu a prova, supremacia total da lenda Jim Clark e sua Lotus com 4 vitórias (1962-1965). Spa também foi palco da primeira e única vitória da equipe norte-americana Eagle, do piloto/dono Dan Gurney em 1957. No ano seguinte foi palco da primeira vitória da equipe McLaren, com seu fundador Bruce McLaren.

A lenda Jim Clark correndo com chuva em 1965, sua última vitória na Bélgica

Na década de 70, apenas uma prova foi realizada, com vitória do mexicano Pedro Rodríguez, com sua BRM,  durante essa década Nivelles e Zolder, sediaram o GP da Bélgica. A prova só voltou a sua casa mais querida 13 anos depois, com a vitória de Alain Prost e sua Renault Turbo.



Largada em 1965, carros subndo a Eau Rouge
Na segunda parte, contarei sobre a Era Senna e Schumacher, além da vitória de Felipe Massa em 2008. Aguardem!

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